Como surge um momento de inspiração? 1


Como surgem as idéias para um escritor? Ele deve ficar parado esperando que elas venham?

Ideias para escrever são como idéias nas demais atividades humanas, seja na área das artes, em engenharia, vendas ou em qualquer ramo e até mesmo no nosso dia a dia.

Elas surgem de necessidades ou observações de situações em que nos deparamos com algo que precisamos resolver ou, simplesmente, que nos chama a atenção e nos interessamos, mesmo que não haja a obrigação imediata de resolução.

Isso fica melhor de se compreender nas ocasiões em que temos um problema. A preocupação e necessidade nos fazem focar e nos dá forças para percorrer nosso acervo de conhecimento. Esse processo de “pensar na solução e procurar alternativas” é, para a maioria de nós, empírico e difícil de ser percebido por nós mesmos. Algumas pessoas, principalmente dentro de suas profissões, se utilizam de técnicas e ferramentas, como mapa mentais, diagramas etc para procurar a solução. Mas a verdade é que todos nós o fazemos. Até surgir a ideia para uma possível solução.

Por vezes nem há um problema realmente. Mas o fato de nos distrairmos do resto e focarmos naquela situação, nos faz reimaginá-la, reinventá-la. “Será que eu poderia fazer diferente?” ou “Ah, se fosse comigo, eu….” ou ainda “Aquele carro tem esse e aquele defeito, por que o fabricante não faz isso e aquilo…” e por aí vai.

E de onde vem a solução para o problema ou situação? Vem de nossa bagagem, que inclui, mas não é limitado a:

  • tudo o que lemos
  • tudo o que estudamos
  • tudo o que observamos
  • tudo e todos com quem temos contato

Podemos nos lembrar ou não desses registros, mas eles estão lá em nosso cérebro e serão usados na hora de se procurar uma solução ou em momentos de devaneio.

Então fica a dica: leia mais, estude mais, observe mais, conheça novos lugares, converse com velhos conhecidos ou com novas pessoas. Onde você estiver, no trânsito, no trabalho, em uma viagem, nas férias, no shopping, em casa.

E coloque-se em situações que exijam solução ou então permita-se devanear e imaginar acerca dos lugares, objetos, pessoas e situações em que se encontra no momento. Se puder anotar as soluções e devaneios, tanto melhor. Se não puder, de alguma forma elas vão ficar lá em um cantinho do seu cérebro e serão usadas, tenha certeza. Porém entenda que a anotação é altamente recomendada sempre, e mais que obrigatória sempre que você pensar: “puxa, isto daria uma ótima historia ou personagem, ou cena, ou cenário”,

Em próximos posts irei falar mais a respeito das fontes de inspiração, principalmente a leitura e a observação.

Abraço!

Comments

Comentários

Powered by Facebook Comments


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Como surge um momento de inspiração?